Trata-se de um sistema que permite clarear áreas escuras de passagens, horizontais e verticais, incluindo áreas de trabalho e áreas técnicas de controle de restabelecimento de serviços essenciais e normais, na falta de iluminação normal.

Tal sistema pode ser dividido da seguinte forma abaixo elencada.

Iluminação auxiliar: iluminação destinada a permitir a continuação do trabalho, em caso de falha do sistema normal de iluminação. Por exemplo: centros médicos, aeroportos, metrô etc.

Iluminação de emergência de balizamento ou de sinalização: iluminação de sinalização com símbolos e/ou letras que indicam a rota de escape ou saída que pode ser utilizada neste momento.

Iluminação de emergência de aclaramento: sistema composto por dispositivos de iluminação de ambientes para permitir a saída fácil e segura das pessoas para o exterior da edificação, bem como proporcionar a execução de intervenções emergenciais, tais como combate ao foco do incêndio, ou garantir a continuação do trabalho em certas áreas, em caso de interrupção da alimentação normal.

Todos esses sistemas, normalmente são alimentados automaticamente por uma fonte de alimentação de energia alternativa, que pode ser baterias, "no-breaks" e geradores automatizados.

Carlos Cotta Engenharia ©2020