Estudos internacionais comprovam que 80 % (oitenta porcento), das mortes são causados pela fumaça e não pelos calos e chamas dos incêndios.

O controle de fumaça é um sistema projetado, que inclui todos os métodos isolados ou combinados, para modificar o movimento da fumaça, de forma a facilitar o abandono da população usuária, diminuindo o risco de inalação de gases ou partículas aquecidas, venenosas aos seres humanos, bem como facilitando a identificação do foco do incêndio e seu combate.

Para facilitar a extração de fumaça, poderão ser utilizados ventiladores e venezianas especialmente projetados, de acionamento automáticos ou manuais, próprios para todos os tipos de edificações: Escritórios, Estádios Poliesportivos, Indústrias, Depósitos, Shopping Centers, Hotéis, Hospitais, dentre outros.

Tais equipamentos ainda permitem o aumento da extensão do caminhamento da rota de escape (fuga), dos ocupantes das edificações, tendo em vista que a visibilidade também fica facilitada.

O sistema de controle de fumaça também permite a diminuição do tempo de revestimento em estruturas metálicas, pela diminuição da temperatura localizada do incêndio.

Atualmente, com o aumento da utilização de conceitos sustentáveis nas edificações, "ecobuildings", o controle térmico passou a ter papel importante, sendo que nossos sistemas também permitem o controle de aberturas, através de vidros, posicionados na fachada de edificações, garantindo maior integração no controle da ventilação e iluminação nos edifícios.

Todas as nossas instalações seguem critérios internacionais e critérios do Corpo de Bombeiros.

Carlos Cotta Engenharia ©2020