O sistema de alarme e detecção é um conjunto de dispositivos que visa identificar um princípio de incêndio, acionado automaticamente ou pela interferência do ser humano, notificando sua ocorrência a uma central, que repassará este aviso a uma equipe de intervenção, ou determinará o alarme para a edificação, com o conseqüente início das ações de abandono da edificação ou área de risco.

O aviso de um incêndio, sonoro e/ou luminoso, originado por uma pessoa ou por um mecanismo automático, é destinado a alertar as pessoas sobre a existência de um incêndio em determinada área da edificação.

O sistema de detecção de incêndio é um conjunto de dispositivos de atuação automática destinados a detectar calor, fumaça ou chama e a atuar equipamentos de proteção e dispositivos de sinalização e alarme.

O sistema de alarme e detecção de incêndio é totalmente voltado para proteção à vida. Desta forma, deve ser entendido como o principal sistema dentro de uma edificação, pois na forma incipiente do incêndio, ou seja, na produção de pequenas partes por milhão de fumaça ou um pequeno aumento de temperatura, o sistema detecta e informa imediatamente a localização deste foco. Além do sistema pontual, ofertamos aos nossos clientes o sistema linear de detecção de fumaça e ou temperatura.

Esse sistema permite a diminuição de custo de instalação e manutenção em grandes áreas, tais como grandes indústrias e depósitos, bem como a sua flexibilidade de atuação permite a avaliação de componentes e equipamentos (centrais de telefonia, quadros de energia).

 

Veja nos vídeos abaixo sobre Sistema de detecção e Alarme de Incêndio e aprenda a não ser enganado pelas empresas

Carlos Cotta Engenharia ©2020