Apesar de aparentar ser uma solução hidráulica de combate a incêndio simples e há muito tempo utilizado nas edificações, ainda ocorrem diversos erros em projetos e instalações. Entenda o porquê e conheça de que forma elaborar projetos de qualidade considerando a montagem correta de barriletes, especificação de esguichos e de bombas de incêndio. Aprenda a realizar os cálculos hidráulicos atendendo às diversas versões das Legislações do Decreto Estadual do Corpo de Bombeiros de São Paulo.
Informações
Público-Alvo
Arquitetos, engenheiros, técnicos em edificação e segurança, gestores de facilities, síndicos, administradores, bem como profissionais correlatos das áreas de assessoria, consultoria, projetos, obras, instalação, comissionamento e manutenção de equipamentos de proteção contra incêndio. Profissionais das áreas de gestão, gerenciamento e contratos.
Objetivos
- Aprender a elaborar projetos de rede de hidrantes em edificações de acordo com o decreto estadual do corpo de bombeiros de São Paulo.
- O sistema de hidrantes é exigido para praticamente todas as edificações maiores que 750 metros quadrados, de acordo com o Decreto Estadual do Corpo de Bombeiros.
- Muitos profissionais elaboram projetos e calculam tais sistemas de forma equivocada, causando problemas na instalação dos barriletes das bombas de incêndio. Erros que proporcionam golpes de “Ariete”, que podem danificar seriamente as bombas de incêndio.
- Comumente a instalação desse sistema apresentam mau funcionamento, bem como, apresentam problemas na automação e no monitoramento.
- Inconsistências nos cálculos hidráulicos são, da mesma forma, problemas comuns de projetos.
- O aluno aprenderá a definir qual o melhor sistema a ser instalado na edificação e áreas de risco, bem como, conhecerá a forma adequada para a aplicação dos diversos Decretos Estaduais.
- Edificações antigas podem perder documentos de aprovação anterior ao atual Decreto Estadual, mas precisam que os cálculos sejam realizados de acordo com critérios e exigências estabelecidos à época. Necessário é conhecer quais as garantias que os clientes possuem para renovar as aprovações dessas edificações.
- Com o Programa de Educação Continuada nosso objetivo é promover a capacitação e especialização de profissionais envolvidos na área de segurança contra incêndios e que atendam e compreendam as mais diversas exigências estabelecidas nestes documentos legais e normativos, bem como conhecer os diversos sistemas de proteção contra incêndio adicionais que devem ser projetados, tais como: sinalização de emergência e iluminação de emergência.
- O aluno aprenderá a realizar isométricos e a utilizar programas de cálculo de sistemas de hidrantes de acordo com critérios do Decreto Estadual do Corpo de Bombeiros.
- O aluno que desejar receber Certificado do Instituto de Engenharia e Carlos Cotta Engenharia Educacional, bem como, ter seu nome divulgado como referência técnica no site da Carlos Cotta Engenharia Educacional, será submetido a uma prova escrita quando, também, avaliará um projeto.
- Os alunos que conseguirem notas iguais ou superiores a 7,0 (sete) receberão o Certificado e terão direito a desconto de 20% em qualquer outro curso durante os 12 (doze) meses subsequentes.
- O aluno terá plenas condições de desenvolver um projeto de rede de hidrantes de acordo com os critérios dos Decretos Estaduais do Corpo de Bombeiros de São Paulo.
Conteúdo do Curso
O curso terá duração de 1 (um) dia com carga horária de 8 (oito) horas.
O Módulo I
- Questões relevantes do Decreto Estadual do Corpo de Bombeiros
- Classificação das edificações e áreas de risco
- Classificação das Carga Incêndios
- O que é edificação existente
- Os diversos sistemas de proteção contra incêndio
- Tipos de sistemas de hidrantes
- Critérios básicos de projeto
- Dispositivo de recalque
- Abrigo de mangueiras
- Válvulas de abertura para hidrantes
- Correta distribuição de hidrantes
- Dimensionamento do sistema de hidrantes
- Reservatório e reserva técnica de incêndio
- Bombas de incêndio
- Componentes das instalações: esguichos, mangueiras, válvulas, tubulações, instrumentos de medição e controle
- Apresentação de cases de erros
- Apresentação de cases para a elaboração de cálculos hidráulicos
- A aplicação de prova de conhecimentos obtidos para obtenção de Certificado será realizada em data e horário acordado entre instrutores e alunos, com consulta livre aos materiais didáticos entregues, na modalidade EAD.
- Para participar deste curso o aluno deverá possuir conhecimento prévio das formulações “Hazen-Williams” que será fornecido na modalidade EAD, antes do curso presencial.
Benefícios
Material fornecido
- Comentários referentes ao conteúdo programático, Instrução Técnica 22 e Decreto Estadual do Corpo de Bombeiros de São Paulo.
- Todos os materiais serão fornecidos em formato pdf.
- O material também será disponibilizado no site www.cottaeng.com.br para os alunos.
Incluso
- Certificado
- Coffee breack
Observações
Estacionamento
- O Instituto de Engenharia possui estacionamento e restaurante, sendo que tais custos não estão incluídos nos valores dos cursos.
Pré-requisitos
- Acesso à internet banda larga;
- Possuir uma conta de e-mail;
- Ter conhecimentos básicos de internet;
- Recomentamos a Instalação dos programa Adobe Reader ( https://get.adobe.com/br/reader/ ) e utilização do Navegador Google Chrome (https://www.google.com/intl/pt-BR/chrome/browser/ )
Prova Final
- Data e hora da prova final será informada pelos professores do curso
- A prova terá duração de 1 (uma) hora com consulta aos materiais recebidos.